Resultado dos exames

Ja havia mencionado em alguns posts que ela teve que fazer um exame chamado videofluroscopia da deglutição por causa dos engasgos que ela tinha quando ingeria líquidos. O exame foi feito numa sala de raio X com a bebê sentada no meu colo. Para a realização do mesmo fpi necessário jejum de 4 horas.

Precisei levar um líquido que no caso foi uma mamadeira de leite, um pastoso que foi iogurte (aqueles mais grossinhos) e um semi-sólido que foi a papinha habitual dela mas com pedaços mesmo e não muito amassada. Nestes alimentos eles colocam um contraste.

Com ela sentada no meu colo uma enfermeira vai dando os alimentos para ela enquanto o vídeo é feito. Após este exame a médica que eatava acompanhando (fono) me disse que ela não se engasga e sim não mastiga os alimentos, só engole inteiro. Pensa na felicidade que fiquei em saber que não é nada grave e que podemos resolver isso só com exercícios.

Aproveitando a ocasião ja fizemos o exame chamado REED que é o popularmente chamado de exame de refluxo, mas que não serve para ver exatamente o refluxo (vai dar positivo para refluxo até se eu fizer o exame!) e sim para ver se tem algum estreitamento em alguma parte do sistema digestivo que faz com que os alimentos voltem. Pois bem este exame também usa contraste, mas como ela ja havia se alimentado com o contraste só foi feito o raio x , com ela deitada. E graças a Deus deu tudo normal, sem estreitamento nenhum em nenhuma parte.

Quanto aos engasgos, ela não apresentou mais nenhuma episódio alarmante, claro que tem vezes que se afoga com o leite ou água por estar distraída e esquecer de tomar, mas é coisa que acontece com qualquer criança. Ainda não retornei com a fono, mas faço alguns exercicios com ela e ela imita. Parei de dar a comidinha dela pastosa e agora tem pedaçinhos pequenos e os grãos eu amasso bem de leve e ela esta mastigando. Outra coisa que ajudou foi dar bolachas um pouco mais durinhas para ela morder (como água e sal, por exemplo) e só isso ja tem resolvido bastente as coisas.

Qualquer dúvida sobre os exames citados acima é só deixar nos comentários que eu responderei se eu souber.

Beijos

4 comentários:

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.