Preparando papinhas - Minhas experiências

Mesmo tendo dois sobrinhos, nunca me liguei nessa parte da alimentação deles e por isso não fazia nem ideia de como fazer uma papinha. Sofia nasceu e cresceu e cá estou eu pesquisando receitas e mais receitas, pois sou péssima na cozinha mas não quero fazer feio para minha filhota.

A que eu achava que seria a mais fácil, que era a de maçã se mostrou complicada na prática, porque na minha cabeça era só raspar a fruta e oferecer. Até fiz assim algumas vezes mais ela cuspia tudo fora, quando não se engasgava e logo começou a rejeitar o alimento. Através de um grupo que faço parte no face descobri o canal no youtube Prá papa que dá dicas e ensina como fazer as papinhas.

Lá eu aprendi a fazer a papa de maçã. Basta colocar a fruta numa panela (com casca e sem miolo), colocar um pouco de água e cozinhar por 15 minutos, após esse tempo a maçã vira papinha e é só tirar a casca e oferecer ao baby (espere esfriar, claro!).

Mais detalhes sobre o preparo vocês podem ver direto no vídeo.
Outra fruta que me parecia simples e de fato é muito fácil preparar é a banana, amasse e pronto, tem uma papinha da fruta. No começo fiz assim, mas Sofia não comia muito então adicionei um pouquinho de leite (o que ela toma normalmente) e ficou com uma consistência melhor. Sofia adorou e come tudo. Estamos entrando nas papas salgadas e nem todas são fáceis de amassar, como: beterrada, cenoura, dentre outras. Mas eu tento amassar o máximo que dá e adiciono um pouco de água para ficar mais papinha mesmo. Mas sempre tem aquelas que não ficam tanto então estou misturando e tem dado certo. 

Na questão da compra dos alimentos estou me organizando da seguinte forma, compro as frutas no início da semana (quantidade para semana toda) e as verduras e legumes, compro uma quantidade grande, higienizo, descasco, corto em pedaços e congelo. Essa semana já preparei as papainhas e deixei congelada para semana em porções pequenas, vi na internet a ideia e já adotei aqui em casa. Quando for preparar é so tirar do freezer, deixar descongelas de um dia para o outro na geladeira, dar uma aquecida e oferecer para o baby.

Confesso que ainda fico meia perdida, mas estou pegando o jeito e tem dado certo. Os horários para as papas é que estão complicados, pois Sofia dorme até o meio dia e eu fico fazendo as coisas da casa, quando eu vejo na passou da hora e não dei o almoço. Preciso criar uma rotina com ela, mas eu mesma não consigo estabeler rotina comigo mesma, então já viu né ?! Rsrsrs

Beijos

4 comentários:

  1. Ahhh a introdução alimentar, fase difícil...rsrsr no começo optei por dar todas as frutinhas cozidas, ficam molinhas e mais docinhas minha bb aceitava muito bem, até hj ela ama frutas qq uma come com gosto.

    A papinha salgada desde sempre optei por deixar prontas e congeladas em porções separadas em potinhos daquele tipo das papinhas nestle, assim é mais prático principalmente pq trabalho fora.

    Um dica legal é colocar nas papinhas salgadas na hora de servir um pouco de azeite de oliva, além de saboroso é bom para diminuir o ressecamento e facilita a digestão.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também coloco azeite na papinha e tenho congelado algumas papas, não trabalho fora, mas é mais prático. Bjs

      Excluir
  2. Com quantos meses você passou a dar as papinhas para ela?

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiii Mika!!!
    Minha filha está com 2 anos e até hoje não consegui estabelecer uma rotina, porque tão dificil não é?
    Minha experiência com papinhas foi um desastre! Sou ótima cozinheira, mas com papinhas não me sai bem, saia tudo uma gororoba rsrs
    Mas até que essa fase é gostosa. Beijãoooo

    http://dannyalmeidaaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.