Como colocar o bebê para dormir

Hoje eu vim compartilhar com vocês as minhas dicas de como colocar o bebê para dormir sem ser no peito, no colo ou embalando. Quero logo salientar que as dicas deram certo para mim e para a minha filha, mas que cada bebê tem suas manias.

Desde quando Sofia tinha um mês e meio mais ou menos, ela passou a não dormir de dia, de noite sempre dormiu bem, mas de dia ficava acordada, chorando e só dormia se fosse no peito ou no colo. É gostoso esse contato, mas temos que ter em mente que a vida segue e que o momento do sono é importante, tanto para o bebê como para a mãe, que pode usar estes momentos para fazer outras coisas e/ou descansar. 

A primeira coisa que fiz foi analisar as atitudes dela quando esta com sono. Coçar os olhinhos (que ficam mais vermelhinhos e inchadinhos, tipo quando choram), colocar a mãozinha no rosto ou até segurar a orelha, são sinais típicos de bebê sonolento, e é nesse momento que você deve colocá-lo para dormir, se demorar muito eles começam a ficar irritados e pegar no sono fica mais difícil. Fiz essa análise durante um dia inteiro e anotava os horários num caderninho (anote tudo, troca de fraldas, mamadeira, banho ...), assim pude para ter uma noção da rotina dela.

Nos dias seguintes mantive a mesma rotina, quando estava perto do horário da soneca já preparava ela para dormir. A preparação aqui em casa era colocá-la na cama, meia luz (não deixe muito escuro para que não troque o dia pela noite), ambiente arejado e roupinha adequada a temperatura. Botava também uma fraldinha do lado do rostinho dela, chupeta na boca, beijinho na testa e batidinhas na bundinha até que ela fechasse os olhos e respirasse lentamente, quando adormecia ela largava o bico. Quando ela estava mais agitada eu cantava uma musiquinha e depois ficava só fazendo um "shiiiii "  contínuo e ela se acalmava e dormia.

Essa rotina pode ser repetida no carrinho e no berço para a criança se adaptar em ambos os lugares, mas cada criança tem seu lugar preferido de dormir, então não adianta forçar. Quando a criança acordar, acenda as luzes, tire o naninha, tire o bico de perto para ela entender que são itens somente da hora do soninho.

O embalo se faz necessário muitas vezes, e de vez em quando não faz mal, afinal eles foram embalados no ventre por 9 meses e não é só o embalo que acalma e sim o contato com a mãe, o pai ou quem os carrega. Espero que dê certo com vocês, pois comigo deu e não se esqueçam de seguir a rotina senão a criança também fica perdida e não dorme. Mas não torne a rotina uma regra a ser seguida fielmente, pois tem dias e dias e sair da rotina é super normal.

Paciência e boa sorte.

Beijos

Nenhum comentário

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.