Diário do bebê: primeiro mês

Os primeiros oito dias de vida da Sofia foram dentro de uma unidade neonatal e acho que por este motivo que aprecio de forma mais plena cada descoberta dela, cada dia de vida dela. No começo ela parecia enxergar sem ver, mas logo aprendeu a fixar o olhar quando falavam com ela e isso tem se intensificado a cada dia, hoje ela já reconhece as vozes, sabe quem fala com ela e vira o rosto em direção ao som. Quando sente fome vira o rostinho para os lados e abre a boca procurando a teta, caso encontre alguma coisa no caminho como, gola de roupa, fraldinha, coberta ou até mesmo o braço de quem a segura ela logo faz jeitinho para mamar, quando não chupa os dedos das mãozinhas.

Até agora não foi estabelecida nenhuma rotina, as mamadas se dão de três em três horas durante a noite e ao dia é em livre demanda, como ela é muito calorenta tenho dado dois banhos, um no início do dia e um no final, com sabonete líquido da cabeça aos pés e aveia para manter a pele hidratada e secar as brotoejas (banho com orientação da pediatra). Ela usou as fraldas RN por pouquíssimo tempo, logo foi para o tamanho P. Já perdeu bastante roupa pois ela é comprida e gordinha, logo logo terei que ir as compras novamente, usa roupinhas do tamanho P, M e algumas RN grandes. O coto umbilical caiu com exato 15 dias.

Após o 20° dia começou a fazer uns sons quando se espreguiça, por falar na hora de acordar, ela leva uns 10-15 minutos se esticando até realmente acordar (nesse tempo mamãe vai no banheiro e toma água, principalmente na madrugada), as noites são super tranquilas ela resmunga nos horários do mama, mama dormindo, troca a fralda sonolenta, arrota e volta a dormir, as vezes ela fica fazendo manha, mas logo se rende e volta a dormir. De dia ela faz mais manha, pois tem mais barulho e como anda fazendo muito calor aqui em Porto Alegre ela acaba transpirando muito, ficando assim mais irritada com tudo. As cólicas começaram, ela se contorce toda, fica toda vermelha, mas dificilmente chora aquele choro desesperado, faço massagem ela peida, faz cocô e logo passa. Teve alguns dias que apresentou grande dificuldade para fazer o número dois, ficou trancada mesmooo e daí ja viu né ?! Bebê choramingando, querendo só colo e teta, fazendo manha o dia todo. 

A amamentação como já mencionei acima esta bem tranquila na noite, de dia é em livre demanda mesmo pois ela mama uns 10 minutos, para, mama de novo, quando não dorme no meio do processo todo, isso tem me deixado agoniada, pois pensa que ela não esta mamando o suficiente, mas o resto esta tudo bem, meus seios não apresentaram nenhuma fissura e não tenho dor ao amamentar, pois ela tem uma ótima pega. Outra coisa que me tira do sério é fazer a bebê arrotar, já até pesquisei no Sr.Google, mas não tem dado muito efeito, ela simplesmente demora muito para arrotar e nem sempre arrota, quando não dorme. Foram raras as vezes que ela deu aquele arrotão, sempre foram mais baixinho, na verdade nunca sei se ela realmente arrotou, para compensar tento sempre manter ela mais elevada depois das mamadas por no mínimo 20 min. Não sei se estou fazendo fazendo certo, mas essa parte me estressa de tão chata que é, mas fazer o que ... É necessário.

12.01.16 - Este post foi sendo escrito aos poucos, as cólicas que mencionei passarem com massagem, pioraram, agora a coitadinha chora pra valer (cortando o coração da mamãe que quase chora junto!) mesmo sem orientação médica estou dando Simeticona e tem aliviado bastante.
Beijos ♡ 

8 comentários:

  1. Oi Mika,fico feliz que esta correndo tudo bem na amamentação,no primeiro mês é difícil mesmo,também tinha essa sisma que o Miguel não mamava o suficiente.
    Em relação as cólicas também dava simiticona e ajudava um pouco.
    Conforme vai passando o dia tudo vai melhorando,em todos os aspectos.
    Beijo
    http://simplesedocebyleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Simeticona fez maravilhas aqui em casa kkkkk melhorou muito, mas ela detesta o gosto. Beijo

      Excluir
  2. Oi Mika

    Que bom que vocês estão se entendendo bem! O arroto é proporcional a quantidade de ar que engole enquanto mama, como ela está com a pega boa pouco ar engole, então não se preocupe!
    Aqui as cólicas são poucas, mas Gianlucca sofreu bastante com isso também. Para Giuseppe além da simeticona as vezes e todos os dias o colikids.,

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não achei o Colikids por aqui, mas a Simeticona resolveu o problema, sem cólicas por aqui kkkkk beijo

      Excluir
  3. Mika sobre o arroto Malu tb era assim eu ficava preocupada mas por indicação da pediatra ficava com ele erguidinha no colo por 20minutos depois disso desencana q é seguro.

    Sobre as cólicas Malu teve poucas vezes uma dica é vc tomar bastante chá de erva doce pq passa p ela pelo leite além disse passe a dar a simeticotina meia hora antes do horário q as crises costumam começar. Espero ter ajudado! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ajudou sim, segui a dica dos 30 min antes e funcionou kkkkk mas por enquanto estamos longe das colicas. Beijo e obrigada

      Excluir
  4. Oiii Mika, fico feliz que deu certo com a amamentação, a pega certa faz toda a diferença. Em relação as cólicas, pesquise sobre o banho de ôfuro dos bebês, é super interessante e ajuda mesmo. Beijão na pequena

    http://dannyalmeidaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou pesquisar sim Danny, porque tem dias otimos e outros nem tanto. Beijo

      Excluir

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.