Plano de parto ... você sabe o que é?

Assim que vamos nos aproximando do fim da gestação, é inevitável não pensar na hora do nascimento. Muitas vezes ouvimos somente histórias ruins a respeito do assunto, mas poucos sabem que podemos e devemos sim, escolher como queremos que seja este momento tão esperado, mas para isso é necessário uma vasta pesquisa, assim poderemos fazer as melhores escolhas.
mão escrevendo plano de parto modelos estrutura o que conter como montar plano de parto

O que é ?

Plano de parto é um documento que pode ser em forma de carta ou lista, onde estará relacionado tudo que a gestante gostaria ou não gostaria que ocorresse em seu parto, como o modo que quer ter o seu bebê, quem será seu acompanhante além dos procedimentos médicos que você aceita ou não passar.


Por que ter um ?

O momento do parto deve ser algo único e enriquecedor para a família, por isso se faz necessário tanto empoderamento por parte da gestante, para que sejam assegurados o direito de decidir sobre o seu bem-estar e o do seu bebê,conhecendo os benefícios e os prejuízos de cada procedimento.


Estrutura do plano de parto

Neste documento deve conter o que você aceita ou não que seja feito na hora do trabalho de parto,durante o parto, após o parto e os cuidados que você quer que tenham com o seu bebê. Além disso é importante colocar como você deseja que transcorra as coisas caso seja necessária uma cesariana e caso o seu baby necessite de uti neonatal (ninguém deseja isso mas ás vezes as coisas saem do planejado).


Modelos de plano de parto

Vou deixar alguns links de modelos que achei bem interessantes dar uma olhada, lembrando que você vai excluindo ou adicionando itens conforme suas preferências, pesquisas e histórico médico.
  • Modelo 1 - site Bolsa de Mulher
  • Modelo 2 - site Despertar do Parto
  • Modelo 3 - site Amigas do Parto
  • Modelo 4 - site Instituto Nascer // Em forma de carta
  • Modelo 5 - site Vida Materna // A autora mostra como montou o seu e colocou comentários de como realmente ocorreu em cada item (Muito legal!)
  • Modelo 6 - site Adele Doula
  • Modelo 7 - site Rebeca Doula // Este é bem completinho
Espero que o post tenha ficado claro, as informações passadas foram com base nos sites que disponibilizei acima com os modelos. Ainda não montei o meu, assim que fizer trago para vocês verem as minhas preferências e como ficou.

4 comentários:

  1. Oi, eu vou ter uma doula me acompanhando e ele já me falou que faremos um mais perto do bebê nascer!

    Acho super interessante, até porque quando a gente está na partolandia não vai conseguir pensar com calma no que é melhor!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ter uma doula, mas aqui não permitem a entrada no hospital e o custo delasé bem alto, preferi economizar essa graninha já que estamos em tempos de crise.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Mika

    Vou fazer por tópicos, me Organizo melhor assim.
    Depois pretendo colocar o que pretendia e o que aconteceu. Espero o seu pra ver!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou montando ainda, cada hora uma dúvda kkkk mas vou fazer por tópicos também.
      Beijos

      Excluir

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.