Quando vou sentir o bebê mexer ?

Assim que recebemos o positivo no teste de gravidez logo queremos nos sentir grávidas e viver todas as emoções de uma gestação, e isso inclui ouvir o coraçãozinho do bebê, fazer ultrassons e principalmente sentir os famosos chutes. Lembro que no início da gestação da Sofia eu acordava e pensava, é hoje que ela vai mexer, mas nada acontecia, era uma espera, uma ansiedade sem tamanho, afinal os movimentos dos nossos babys ainda na barriga é um dos sinais mais fortes de que tudo esta ocorrendo bem lá dentro.

Quando ocorrem os primeiros movimentos ? 

O seu bebezinho já mexe desde a 7° semana mais ou menos, mas por se tratar de um ser tão pequeno a mamãe ainda não consegue sentir. Lá pela 14° semana de gestação já da para sentir alguma coisa, as famosas tremidinhas que todo mundo fala. Eu senti a Sofia nessa fase, mas era muito difícil distinguir os movimentos dela e os gases pois são bem parecidinhos. Mas não se preocupe se ainda não sentiu nada, pois não tem como precisar quando você vai sentir, médicos dizem que movimentos mais vigorosos são sentidos na 18° a 20° semana, pois o bebê já encontra-se maior e mais desenvolvido.

E como são os 'chutes' ? 

Essa é outra coisa que não tem como dizer exatamente como será, pois cada gestante descreve de uma forma, as mais comuns são as "tremidas", ou "vibrações no baixo ventre", outras dizem ser "parecido com gases" ou "bolhas de ar estourando". Eu senti na primeira vez, minha filha embolotada de um lado da barriga, uma bolinha durinha e saliente que foi de um lado ao outro e depois sumiu.

Qual a frequência normal de movimentações ? 

Logo que minha baby começou a mexer, surgiu a dúvida ... quantas vezes o bebê mexe ? É normal o bebê mexer tanto ? E se não mexer por um tempo ? Mesmo que nessa fase tão inicial da gravidez o feto seja bem ativo, só os movimentos mais vigorosos são sentido, os outros mais sutis passam despercebidos mas não significa que o bebê não esta mexendo. Dependendo da posição do feto, também fica difícil perceber, quando ele esta virado para trás não tem como sentir por conta dos órgãos da mamãe, ou quando estamos nos movimentando muito não notamos esses movimentos e provavelmente o bebê esta dormindo por conta do embalo da movimentação.

Como provocar a movimentação?  

Faça uma refeição e deite-se, o sobressalto de energia vindo da alimentação fará o bebê se mexer. Pode ser que funcione, pode ser que não, mas não precisa sair correndo para o médico, pois antes da 20° semana é normal ficar sem senti-lo por até dois dias.
Se você já passou da 20° semana e não sentiu o bebê mexer por mais de 24 horas, mesmo fazendo o indicado acima, convém avisar seu médico ou dar uma passadinha em algum hospital, para checar se esta tudo bem e também para você ficar mais tranquila.

Após a 28° semana em diante convém testar os movimentos fetais, verifique se o bebê mexe pela manhã e a noite (momentos em que a mãe repousa eles tendem a mexer mais!) , verifique também se dentro de 1 hora você consegue contar dez movimentos, se não acontecer, alimente-se e recomece a contagem. Caso ainda assim o bebê continuar inativo, é melhor avisar seu médico pois pode ser que não seja nada de grave, que não há problema algum, como pode indicar sofrimento fetal, sendo necessária uma intervenção  rápida.

----------------------------- ♡
Espero ter esclarecido dúvidas das gravidinhas de plantão. 
Pode parecer bobo mas eu muito procurei sobre o assunto, de tantas dúvidas que eu tinha em relação a isso tanto que já fui parar na emergência por achar que tinha algo errado, mas graças a Deus sempre estava tudo bem com a minha princesa.


Fontes: baby center, livro o que esperar quando você esta esperando 


8 comentários:

  1. Oi Mika

    No início é mesmo difícil ter certeza se é o bebê ou se são os gases :-)) ninguém diz, mas a quantidade de gases que a gravidez te dá é insano!
    Logo logo sua pequena vai deixar dua barriga quadrada em alguns momentos. Eles conseguem essa proeza! Hahah

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, ninguém fala dos gases kkkkkkk ela já faz algumas proezas dessas kkkkk beijo

      Excluir
  2. Mika, no comecinho é mesmo bem difícil distinguir os movimentos do bebê e dos gases. Eu já estou com 21 semanas e ainda não sinto tanto a Letícia quanto gostaria porque a minha placenta é anterior e acaba amortecendo os movimentos da minha pequena. Que o senhor continue te abençoando poderosamente e que a Sofia continue se desenvolvendo lindamente!!! Bjos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com 21 semanas sentia a Sofia, mas não muito, agora com 25 semanas da para sentir direitinho e é muito gostoso, logo logo você estará nessa fase. Que Deus continue abençoando vocês. Beijo

      Excluir
  3. Não vejo a hora, rsrsrs!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar !!! ♡♡♡ Muito bom sentir o baby mexendo. Beijo

      Excluir
  4. Oi Mika...comecei a sentir minha princesa tem duas semanas...a gente fica com um pouco de dúvida, mas no fundo sabemos que algo está diferente. É delicioso mesmo!
    Beijos

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uma das sensações que eu mais anseio por sentir...

    Espero que não demore muito =/

    Adorei o texto!

    Beijão!! =***

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.