Exames pré-concepcionais

Antes eu tinha a idéia de que para engravidar era só parar de tomar a pílula e pronto, mas com o passar dos dias fui vendo que as coisas podem não ser tão simples assim. Hoje resolvi falar sobre os exames básicos, ou pré-concepcionais.

*Estes exames serão solicitados no seu pré-natal, então não se preocupe caso ainda não os tenha feito.

Exames pré concepcionais,antes de ficar grávida,blog decidi ser mãe-decidisermamae


01. Hemograma
Exame que serve para avaliar o número de globulos vermelhos e brancos e assim identificar ou acompanhar a evolução de algumas doenças como anemia, infecções, inflamações, dentre outras.

02. Tipagem sanguínea
 Este exame detecta o seu tipo sanguíneo (A, B, AB ou O) e o seu fator Rh (positivo ou negativo), com o resultado deste exame dá para verificar se há ou não incompatibilidade entre o sangue da mãe e do feto.

03. Glicose
Mede o nível de açúcar no sangue no momento da coleta (necessário estar em jejum). Este exame também serve para controle da diabetes.

04. Creatinina
Este exame avalia a função dos rins, qualquer alteração deve ser levada em conta para descartar o risco de pré-eclâmpsia.

05. Tsh - ultra sensível
Exame é usado para auxiliar no diagnóstico de alterações no funcionamento da tireóide, como hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

06. Toxoplasmose
Este exame detecta se há os anticorpos da doença no seu sangue, se você fez o exame antes de estar grávida e deu positivo, significa que você ja teve a doença  (ou ainda tem) e que esta imune, caso dê negativo, você não esta imune, ainda corre o risco de pegar. E se o exame der positivo na gravidez você terá que fazer tratamento.

07. Anti HIV
Detecta se tem o vírus HIV na corrente sanguínea.

08. Antígeno Austrália (HbsAg)
Exame para a detecção da hepatite B.

09. Anti HCV
Exame para a detecção da hepatite C.

10. VDRL
Serve para identificar no sangue a presença da bactéria causadora da sífilis. 

Estes exames são os que a minha médica me pediu para fazer, lembrando que cada caso é um caso, seu médico(a) vai solicitando exames conforme a sua história clínica. Ainda não estou com os resultados em mãos, mas assim que tiver novidades retorno.

** Obs01: Quero agradecer de coração as meninas que vieram me dar as boas vindas e oferecer a sua amizade ♡♡ #adorei
** Obs02: Não sou médica, as informações que postei são referente a pesquisas que efetuei, caso você seja da área e verificar algum erro me comunique para que seja a feita a correção para que a informação seja passada de forma correta.


Fontes: Tua Saúde, Guia do Bebê, Bebê.com, Climed, Maternare, Google.




13 comentários:

  1. Eu fiz todos esses exames antes de engravida. Deus pois que engravida repetem todos eles novamente.
    Tudo pra ter um bebê e uma gestação saudável.
    Bjs!

    http://deliriosdeumamaedeprimeiraviagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Tbm fiz os mesmos exames e repeti na primeira consulta pré natal.

    Além dos exames de sangue, fiz US transvaginal e US das mamas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguns eu já tinha feito no pré natal, outros não.
      Obrigada pela visita ♡ tenha uma ótima semana.

      Excluir
  3. Olá flor retribuindo a visita aos meus devaneios...seja bem vinda de volta!

    Beijos Férteis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ♡ tenha uma ótima semana.

      Excluir
  4. Também estou nessa caminhada. Realizei os mesmos exames que você.
    Graças a Deus, está tudo certo.
    Começo a tentar em dezembro.
    Vamos trocando figurinhas, rs!

    Beijo

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos trocar sim, bom saber qe tem alguém na mesma luta que eu.

      Bejs e obrigada pela visita.

      Excluir
  5. Oiii, então, eu não fiz nenhum exame...
    Parei o ac na última menstruação e comecei a tomar ácido fólico por conta própria. Mas com base nas suas informações vi o quanto é importante fazer esses exames e vou marcar uma consulta com o GO para começar a fazer.
    Obrigada, você me alertou!

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy, eu também não titinha feito nenhum, e olha que vai fazer dois anos que sou tentante. Mas depois que perdi meu bebê com 5 semanas a minha médica pediu para eu fazer, principalmente o da Tipagem sanguínea para saber se não foi esse o motivo da perda. O ac. Fólico eu já tomo faz bastante tempo, tomo sulfato ferroso tbm.
      Que Deus te abençoe logo com um bebê lindo e saudável.
      Bejs e obrigada pela visita

      Excluir
  6. Oi sou tentante tbm e vim conhecer seu cantinho...e que Deus nos abençoe e que logo estejamos com nossos positivos nas maos ,ne ..rsrs
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá bem vinda.
      Com certeza estaremos com os nossos positivos.
      beijo

      Excluir
  7. Bom dia! Ai que nervoso... Perdi meu bebe com 7 semanas a seis meses. Engravidei e não fiz os exames pre concepcionais. Acho que to perdisa.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião ou mensagem de carinho ♥ caso seja algo mais pessoal, pode falar comigo através do formulário que esta no menu principal.

Tecnologia do Blogger.